domingo, 1 de março de 2015

Volta ao Mundo Jul/14 - Vietnã - Hoi An

Recuperados do mal estar súbito, tomamos um sleeping bus noturno da The Sinh Tourist em Nha Trang com destino à Hoi An. Embora a distância fosse pequena, cerca de 500km, a viagem levou cerca de 12 horas, pois a rodovia é bem sinuosa, de mão dupla, muito mal sinalizada e fizemos algumas paradas para ir ao banheiro. Esse foi um dos piores ônibus do tipo cama que pegamos, pois além de ser para pessoas com menos de 1,50m, não tinha lugar algum para colocar sua mochila com suas coisas de valor e a cama não reclinava 180 graus.

Corredor super estreito do ônibus

Poltrona reclinável do ônibus

Chegamos umas 7:00 da manhã em Hoi An e andamos cerca de 1,6km até o hotel. Escolhemos o Full House Homestay, devido à sua boa localização, equidistante da praia e do centro da cidade, empréstimo gratuito de bicicletas e o comodidade do café da manhã. Além, é claro, dele estar bem avaliado no Trip Advisor e no Booking.com aonde fizemos a reserva. A princípio reservamos 4 diárias, mas gostamos tanto da cidade e do hotel que resolvemos prolongar mais dois dias.

A cidade

Ela é bem charmosa, não tão quanto Luang Prabang no Laos, mas com certeza é uma das nossas top 5 do sudeste asiático. Ela possui um centro histórico que hoje é quase que totalmente voltada para o turismo, ruas estreitas cheias de lojas de artesanato, roupas, acessórios e restaurantes. Outros atrativos são os cursos de culinárias de pratos locais únicos, praia e passeios de barco pelos canais que contornam a cidade. Abaixo segue o mapa para se ter uma ideia.

Nosso hotel fica entre os números 7, 10 e 13. O centro do cidade fica na parte abaixo do nosso hotel, enquanto que a praia fica acima. Próximo do número 12 fica a fazenda orgânica e no lado direito extremo do mapa as palmeiras d'água.

A seguir fotos da cidade.

Uma das ruas centrais

Um dos canais que passam pelas cidade

Mercado central

Quando anoitece algumas ruas são vetadas para carros e motos.

Vendedora de barcos-caixa de papel para serem colocados no rio
Ponte japonesa

Enfeites da cidade

Praia
Pegamos as bicicletas gratuitas no hotel e percorremos cerca de 3km até a praia. Deixamos as em estacionamentos pagando 5.000 dongs cada (cerca de 0,30 dólares) pelo dia inteiro. Andamos cerca de 50 metros e já estávamos na praia. Decidimos ficar na área perto dos restaurantes onde eles disponibilizam cadeiras e sombras. Se você consumir comida e bebida do restaurante, não precisa pagar pelas cadeiras. Caso contrário, o custo de aluguel de uma cadeira é 40.000 dongs pelo dia todo. A praia não é maravilhosa igual às da Tailândia, mas são agradáveis e tivemos sorte de não ter muito turista na praia.

Praia típica com destaque para os barcos cesta usados pelos pescadores.

Esse dia a praia estava bem vazia e tranquila.

Áreas dos restaurantes que também disponibilizam as cadeiras das fotos anteriores

Passeio de bicicleta

Decidimos fazer um passeio de bicicleta pela cidade organizado pela Hoi An Free Day Tours. Partimos às 8:30 no escritório da agência e terminamos 13:00 num café próximo. Ao invés de falar o roteiro do passeio, prefiro mostrar as fotos e ir comentando abaixo de cada uma delas, pois assim o leitor conecta o roteiro com as figuras.

Pegando o barco para irmos na ilha. Dê uma olhada no 41 do mapa para se localizar.

Fabricação de barcos

Barco típico - detalhe para os "olhos" do barco (uma das razões é para se evitar choque entre barcos durante a noite) e o nome dele QNa 0450 (QNa é a região em que o barco foi construído).

Um templo que visitamos durante o tour

Casa de uma senhora que faz macarrão de arroz artesanal. Na foto, o chaleira com água quente utilizada para fazer chá e à direta o moedor de arroz manual.

Moedor de arroz elétrico. O arroz é moído com água, o que resulta num líquido composto por água e farinha de arroz já misturada.

Esse líquido da bacia vem diretamente do moedor. As cascas do arroz são utilizadas para alimentar o fogo deste fogão, onde se fabricam as panquecas que arroz que originarão o macarrão de arroz.

Do lado esquerdo, pode-se verificar alguns exemplares de panquecas de arroz feitas.

Panqueca de arroz no detalhe.

A panqueca tem que ter uma espessura boa, então primeiro faz-se uma camada e depois em cima dessa, faz se outra. Na foto pode-se observar que a panqueca é assada num pano e não numa panela. Na realidade, é um pano de seda!

As panquecas são dobradas no meio e cortadas em tiras mais ou menos da largura de tagliatelle.

Produto final pronto para consumo ou venda. O preço médio é 0,50 dólar por 1 kg.

Senhora tecendo um tapete feito de junco

Plantação orgânica

Pegamos as bicicletas e fomos explorar a Tra Que Village que é uma propriedade em que são cultivados ervas e vegetais orgânicos. O que a torna diferente é que eles utilizam a alga proveniente do rio Co Co, o que segundo eles, confere um sabor único aos vegetais. Perto dela existem vários campos de arroz e outras hortas, além de um restaurante bem cotado no Trip Advisor, chamado Baby Mustard, por utilizar vegetais frescos da própria horta.

Templo que fica no caminho para o Tra Que Village

Um dos mais floridos e bem cuidados que vimos durante a viagem

Barco de pescador, estrada na parte de cima e arrozais próximos a ela

Horta orgânica da Tra Que Village

Esta é a diferença! Eles utilizam algas provenientes dos rios para adubar a terra.

Trabalhadores plantando arroz próximo à horta
Restaurante Baby Mustard

Cá esperando relaxando e esperando a comida

Carne de porco cozida e camarão com ervas (coentro, hortelã e manjericão oriental) enrolados com cebolinha. As ervas estavam extremamente frescas, pois tinham acabado de serem apanhadas da horta. Mais fresco impossível.

Cavalinha marinada no limão e cúrcuma com molho a base de soyu, cogumelos e cebolinha. O prato estava simplesmente espetacular!

Lulas e legumes com um molho típico e feitos na wok

Passeio de barco cesta

Andamos uns 7,5 km de bicicleta até chegarmos na área onde estão as palmeiras d'água. De alguns lugares próximos partiam passeios de barco cesta típicos da região. Pagamos 230.000 dongs (pouco mais de 10 dólares), depois de barganharmos é claro, por um passeio de 30 minutos nesse barco típico.

Ponto de partida do barco cesta

Palmeiras d'água

Senhora navegando com seu barco cesto

Nossa condutora

Pratos Típicos

Vendedora típica de milho e bolinhos de batata doce com leite de côco

Cá comprando o famoso sanduíche (Banh My) da Madam Khanh

Banh My - baguete recheada com carne de porco, cebola, pepino, tomate, coentro, cebolinha e um molho agridoce apimentado. Um lanche bem acima da média!

Cau Lao - prato típico de Hoi An composto por macarrão de arroz frito, carne de porco, broto de feijão, folhas frescas, croutons de arroz e um caldo local

Cavalinha assada na brasa com tempero local

Influência Chinesa no Vietnã - Wonton frito

My Quang - Lámen típico de Hoi An que leva carne de porco, camarão, ovo de codorna, macarrão de arroz, folhas frescas e um caldo à base de carne

Bun Thit Nuong - composto por macarrão fino de arroz, carne porco caramelizada com gergilin e pasta de amendoim, ervas frescas e um molho à base de carne