terça-feira, 17 de março de 2015

Volta ao Mundo Jul/14 - Tailândia - Praias - Koh Lipe

Fechamos um pacote ferry boat + rodoviário + speed boat por cerca de 30 dólares para ir de Koh Lanta para Koh Lipe. Começamos pegando um ônibus de Koh Lanta que passa pelas mesmas duas balsas que passamos pela vinda, percorremos um trecho rodoviário até Pakbara. Chegamos às 13:00 no porto onde embarcaríamos às 13:30 no speed boat com destino à Koh Lipe. Quando chegamos no porto, uma senhora da agência distribuiu as senhas do speed boat. E adivinhem! Ela me deu a senha para o speed boat das 15:30, mas não dava para saber disso só olhando a ficha. Fomos saber disso quando tentamos embarcar no boat das 13:30 e um funcionário nos avisou que a nossa senha era para o próximo. Daí quando voltei na agência para falar com ela, e a espertinha sumiu. Nesse tempo de espera, ficamos nos bancos do pier de onde partiria o barco e fazemos um lanchinho, pois não havíamos almoçado ainda. Uma dica para quem for fazer esse nosso percurso e precisar economizar é comprar guloseimas em Pakbara, pois na ilha, os preços sofrem um aumento de 10% a 80%. Claro que se você for ficar somente 1 ou 2 dias, essa diferença não fará tanta falta, mas em se tratando de mais do que 3, o valor já pesa um pouco mais. Dito isso, saímos no horário definido e chegamos em Koh Lipe em 1,5 hora numa plataforma flutuante, bem próximo à praia de Pataya. Desembarcando lá, tivemos que pagar cerca de 70 bahts para os barcos longtail nos deixarem na praia de Pataya. De lá é muito fácil encontrar sua acomodação, pois a maioria fica perto da Walking Street que começa nessa praia.

Nosso speed boar esperando por nós no pier em Pakbara

Chegada em grande estilo na praia de Pataya na ilha Lipe (Koh Lipe). O detalhe é que minha mochila diminuiu, pois despachamos alguns itens para o Brasil

A Cá no portal de boas vindas da Walking streeet em Pataya
Pôr do sol em Pataya

Walking street e nosso Hotel
A walking street é a principal rua da ilha. Charmosa e repleta de lojas, restaurantes, cafés, agências de turismo e acomodações. Na ilha não existem carros e somente algumas motos. Então, você pode andar tranquilamente pela rua.

O show de luzes da walking street à noite

Espetos de carne bovina, frango e peixe sendo vendidos

Típico comércio de sucos e mango sticky rice

A simpática e frenética senhora "Yoohoo" que vende roti (panquecas tradicionais Tailandesas). Claro que compramos várias panquecas com ela nos dias em que ficamos na ilha. O veredicto foi que as panquecas são boas, mas um pouco oleosas demais para o nosso paladar.

Espetinho diversos e milho assado na brasa.

O nosso hotel Gecko Lipe Resort era simples, mais muito limpo e com um charme rústico. Pagamos cerca de 40 dólares pela diária.

A entrada do nosso bungalow

Almofadas e cadeiras estilosas

Apesar de existirem passeios para as ilhas próximas, resolvemos aproveitar as praias da ilha nos 4 dias em que ficamos nela. E sabem de uma coisa? Foram as praias mais bonitas que vi na vida! A Cá, que conhece inúmeras praias do nordeste, vota por um empate técnico entre as praias de Fernando de Noronha e as de Koh Lipe. Basicamente, visitamos a Pataya que foi a praia onde desembarcamos, sunset beach and sunrise beach.

Sunset Beach

Esta praia tem uma extensão razoável e gostamos mais da tranquilidade e do visual da parte mais para o sul da ilha.

Esta parte é mais para o norte, onde muitos longtails desembarcam turistas

Uma área, delimitada por bóias, é reservada para os banhistas como mostra a foto acima

A Cá descansando debaixo de uma sombrinha... Só faltou uma água de côco.

Esta é a parte quase no extremo sul da praia de que gostamos

Apenas alguns longtails ancorados e pouquíssimos turistas

É o paraíso ou não?
Só para provar que a água é mesmo transparente

Sunrise Beach
Já esta praia é pequena e tem menos turistas ainda do que o Sunset Beach. Outra maravilha!

Poucos longtails também

Um lugar sensacional para fazer snorkeling é próximo dessas pedras

Dá para perceber que a água é tão transparente quanto a da outra praia, né?

Depois desses dias maravilhosas nas praias de Koh Lanta e Koh Lipe, nos despedimos finalmente da inesquecível Tailândia. As praias do Brasil são maravilhosas, mas tenho que admitir que arranjamos uma concorrente muito difícil de ser vencida. E a viagem tem que continuar... Depois de alguns dias de reflexão sobre a viagem e o saldo do nosso caixa, decidimos descer até a Malásia e Singapura (ou Cingapura),  indo em seguida passar um  pouco de frio no leste europeu.