quarta-feira, 9 de julho de 2014

Volta ao Mundo Jul/14 - Chile - Santiago

Nosso primeiro dia da viagem de volta ao mundo...

Ainda com os corações apertados por deixarmos nossa vida no Brasil por um ano, mas extremamente animados e ansiosos por estarmos realizando o nosso sonho, saímos do aeroporto de Internacional de Guarulhos em 7/7/14. Nosso voo para Santiago foi bom, mas levou tempo, pois tivemos que fazer escala em Assunção no Paraguai, Passamos umas 7 horas num saguão do aeroporto até que arrumado, pois tinham uns sofás muito aconchegantes no café da Havanna. Chegamos no final da manhã de 8/7 aqui em Santiago, deixamos a malas no Hostel Almirante Riveiros, e mesmo muito cansados, fomos dar uma volta pela cidade. 

Mapa que recebemos no Hostel
Andamos do metrô Santa Isabel, perto do nosso hostel, até Baquedano. No caminho visitamos o belo parque Bustamante.



Depois pegamos o metrô até Estacion Centrral para comprarmos as passagens para San Pedro de Atacama. O terminal onde se compra as passagens fica ao lado de uma galeria chamada Paris. Existem algumas empresas que fazem esse trecho, então vale a pena pesquisar e o principalmente negociar um preço mais baixo com a empresa. Resolvemos ir pela Pullman Bus e pagamos CLP 30.000 (aprox 120 reais) pelo ônibus semi-leito (os banco deitam até a metade) por pessoa. Só para terem uma ideia do desconto, a primeira oferta foi de CLP 36.000. Depois, voltamos correndo para assistir o jogo do Brasil contra a Alemanha no hostel. Antes tivéssemos ficado passeando pela cidade do que ver aquela desgraça! Vocês que estavam aí no Brasil reclamam, mas não sabem o que é ver o time levar 5 gols no 1º tempo e ficar sendo zoado por 3 chilenos. Isso mesmo! Os caras não paravam de fazer piadinhas.

No dia seguinte, resolvemos fazer todo o tour por alguns pontos turísticos a pé para economizar grana. Visitamos:

Parque Bustamente
Próximo do metrô de mesmo nome, ele tem uma extensão boa, vários bancos sob as sombras das gigantes e abundantes árvores, parque para as crianças e ciclovias.

Cerro San Cristobal
Próximo ao metrô Baquedano, nesse morro fica o Sanctuário de La Inmaculada Concepción e tem uma das vistas mais interessantes da cidade. O acesso até o pico pode ser feito de carro, por funicular ou a pé. Como tínhamos pouco tempo na cidade, preferimos o funicular que custou CLP 2.000 (8 reais) por pessoa.

Funicular subindo

Vista da cidade e das montanhas
Plaza de Armas
É a região central e mais antiga da cidade onde estão localizadas a Catedral de Santiago, Correo Central, Museo Chileno de Arte Precolombino e Congresso Nacional. Há também uma imensa quantidade de lojas. Para o nosso azar, estavam reformando a praça e algumas das construções históricas. O acesso é fácil pela estação de metrô de mesmo nome.

Mercado Central
Próximo do metrô Puente Cal y Canto. Lugar tradicional onde se vende frutas, legumes, verduras, peixes e frutos do mar frescos. Destaque para os dois últimos itens, pois a variedade é incrível.

Variedades de pescados no Mercado Central

Cerro de Santa Lúcia
Fácil acesso pela estação de metrô de mesmo nome. Subindo pelas escadas, nos defrontamos com mini parques, fontes, jardins e vistas interessantes da cidade.


Terraza Neptuno visto do Cerro Santa Lúcia

Agora com o mirante e as pessoas
Degustações
Provamos o famoso salmão chileno. Achamos bom, com mais sabor em relação o que geralmente comemos em São Paulo e caro. Contudo, um salmão gordo comprado numa boa peixaria de SP compete de igual para igual com o daqui.

Salmão grelhado ao molho de vieiras
Apreciamos algumas bebidas daqui também como o pisco sour, algumas cervejas e um refrigerante. O pisco sour agradou, mas meu espírito cervejeiro fala mais forte. Descobri uma cerveja artesal chilena excepcional que se chama Rothhammer Mosaik Red Ale. Ela lembra resina, lúpulos herbais, leve toque tostado e um amargor alto no final. Para acompanhar essa jóia, um pão de azeitonas muito bem feito. Só o que não me agradou muito foi o refrigerante Nordic Mist, pois apesar de ter um leve gosto de gengibre, o que predomina é o limão. Quanto aos vinhos chilenos, já conheço vários e sempre compro em SP, então não vou me prolongar. Eles são muito bons!

Pão de azeitonas

Só o que me agradou foi a Rothhammer!
Amanhã iremos para San Pedro de Atacama!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, antes de postar o comentário, preencha Nome/URL com o seu nome. Se não quiser se identificar, invente um nome. Muito obrigado!