segunda-feira, 14 de julho de 2014

Volta ao Mundo Jul/14 - Chile - San Pedro de Atacama

Pegamos o ônibus semi-leito da empresa Pullman das 11:00 de Santiago para Calama. Desembarcamos próximo das 10:30 do outro dia, pegamos o ônibus da empresa Tur Bus para San Pedro de Atacama por CLP 2.700 (BRL 10,80) e chegamos 12:00. Pela cidade ser bem pequena e simples, não tivemos dificuldade em achar nosso hostel que é simples, organizado e limpo. Assim que deixamos as mochilas no hostel, fomos pesquisar alguns pacotes de passeios para os quatro dias que ficaríamos. Pesquisamos alguns e percebemos que os valores não mudam muito. Assim, se essa diferença não fizer muita falta, sugerimos que tente escolher uma boa agência e feche o pacote. No nosso caso, essa diferença de CLP 25.000 fazem falta, pois com esse valor conseguimos almoçar e jantar num restaurante de qualidade média. Para se ter um ideia, conseguimos esse desconto porque além do pacote de 4 dias em regiões próximas à San Pedro, fechamos o pacote para o Salar de Uyuni que fica na Bolívia. Assim, pagamos CLP 100.000 por pessoa para cada um dos pacotes. Naquela tarde mesmo começamos o 1º tour ao redor da cidade. Vale lembrar que se contratar cada tour diário separadamente irá pagar uns CLP 150.000. Abaixo apresentamos a composição desse pacote que negociamos com a agência Andean. Não iremos descrever cada um dos passeios, pois se tornaria um tanto tedioso e mais do mesmo, uma vez que já existem vários blogs muito bons que já o fizeram. Assim, apenas colocaremos fotos e alguns comentários. Afinal, "Uma boa imagem vale mais do que mil palavras".


1ºdia - Tour Valle de La Luna (tarde) - Composto por: Valle de La Muerte, cordillera de sal, Tres Marias, Anfiteatro, cavernas de sal, Gran Duna

Saindo de uma das Cavernas de Sal
Para quem claustrofobia, recomendo que fique longe. Em alguns momentos, você tem que que se abaixar muito para poder passar e em outros até engatinhar. Além disso, por serem formadas por sais e rocha, qualquer raspada ou batida, dói muito.

Três Marias
Originalmente, essas três figuras a direita lembravam mulheres em posições diferentes rezando. Contudo, devido à ação da chuva e do vento elas se desgastaram e, pelo menos para mim, não remetem às 3 Marias. Mas, como isso não deixa de ser uma obra de arte, fiquem à vontade para tirarem suas próprias conclusões.

Pôr do sol na Valle de la Muerte

2ºdia - Tour Geyser Del Tatio (manhã) - Composto por: Campo geométrico, piscina termal, pueblo de Machuca, rio Putana. Tour Laguna Cejar (tarde) - Composto por: Laguna Cejar, Ojos del Salar, Laguna Tebinquiche

Laguna que não me lembro o nome. Desculpem-me!

Cenário perto dos Geysers

Raposa do deserto

Lhamas


Laguna de Cejar
Geysers, aves, sal e gelo

Geyser começando a subir

3ºdia - Tour Lagunas AltiplanicasTour (manhã) - Composto por: Salar de Atacama, Laguna Miscanti, Laguna Miñiques, Laguna Tuyasto. Tour Piedras Rojas (tarde) - Composto por: Aguas Calientes e Piedras Rojas

Laguna de Miñiques

Laguna de Miscanti

Aguas calientes

Piedras Rojas
Piedras Rojas

Mais uma de Piedras Rojas

Salar de Atacama

Salar de Atacama
Flamingos no Salar de Atacama


4ºdia - Tour Salar de Tara - Composto por: Monjes de La Pacana, Rio de Quipiapo, Aguas Calientes, Laguna Diamante, Cátedras de Tara, Salar de Tara

Fico devendo o nome da Laguna

Cátedras de Tara

Outra vista das Cátedras de Tara

Salar de Tara

Tenho que ser sincero e dizer não esperava isso tudo do deserto do Atacama. Quando se houve a palavra deserto, a primeira imagem que vem é areia, dunas e sol escaldante. Não sou exceção! Pensei nisso quando a Camila me disse que iríamos para o deserto do Atacama. Ainda bem que eu estava totalmente errado! Certamente, gostaria de poder voltar a esse lugar incrível e tentar fazer caminhadas mais longas e explorar as belezas naturais de bicicleta.

Delícias descobertas
Quase todos os dias, comemos pelo menos uma empanada de frango, e no meu caso, o pão local.



Para o meu paladar, as empanadas argentinas são melhores, mas as chilenas são muito boas também. Quanto a esse pão, eles o chamam de "amassado" e é consumido todos os dias. Pelo que pesquisei também o chamam de Hallulla. Basicamente ele é feito com farinha de trigo, água, sal, fermento, açúcar, leite e alguma gordura que pode ser manteiga por exemplo. 
Outra descoberta por aqui foi a fruta chamada de pepino doce ou melão pepino, que como o último nome já diz tem o um sabor muito próximo do melão.



O próximo destino é o Salar de Uyuni na Bolívia!







2 comentários:

  1. Marcioo e Camilaa ficaram lindas as fotos !! Boa Viagem !!

    ResponderExcluir
  2. Nossa que lugares lindos! E belas fotos...
    Boa viagem pra vcs...

    ResponderExcluir

Por favor, antes de postar o comentário, preencha Nome/URL com o seu nome. Se não quiser se identificar, invente um nome. Muito obrigado!