sexta-feira, 18 de julho de 2014

Volta ao Mundo Jul/14 - Bolívia - Uyuni

Como já havíamos dito no post anterior, negociamos os pacotes de passeio de San Pedro de Atacama e Uyuni juntos, e por isso, conseguimos um bom preço. O pacote de Uyuni consistiu em 4 dias de experiências inesquecíveis. Desde os locais visitados, pessoas e culturas que conhecemos. Abaixo, detalho a programação dos dias e no final do post as situações que passamos.

1ºdia - Laguna Verde, Laguna Blanca, Desierto Dali, Àguas Termales, Geyser Sol de Mañana, Laguna Colorada

Laguna Blanca

Outra da Laguna Blanca

Laguna Verde

Águas Termales - terma natural

Águas Termales

Geyser Sol de Mañana

Laguna Colorada

Laguna Colorada com as Lhamas

2ºdia - Árbol de Piedra, Desierto Siloli, Lagunas Altiplânicas: Chiarcota, Honda, Hedionda, Cañapa, Volcán Tomasamil, Mirador Volcán Ollague, Salar de Chiguana, San Juan de Rosario

Árbol de Piedra

Desierto de Siloli

Laguna Chiarcota

Laguna Honda
Tornado no deserto!

3ºdia - Salar de Uyuni, Ista Inca Huasi, Valle de Cactus, Cidade de Uyuni

O famoso Salar de Uyuni ao amanhecer!

O Salar de Uyuni com um pouco mais de Sol

Valle de Cactus

A cidade de Uyuni

Flamingos numa das lagunas altiplânicas
4ºdia - Revisitamos alguns locais no caminho de volta para San Pedro de Atacama

Situações Não Programadas
Olhando as fotos acima, tudo parece uma maravilha, mas sempre acontecem algumas coisas inesperadas, algumas um pouco trágicas e outras engraçadas. Somente para contextualizar as situações, começaremos dizendo como conhecemos nossos 4 novos amigos que participaram desta situação. No primeiro dia, uma Van passou no nosso hostel com 2 deles (James e Nam) e fomos para a Aduana do Chile, ficando quase 2 horas na fila. Depois, nos levaram até a fronteira com a Bolívia onde se situa a Aduana deles. Esse até que foi rápido. Então, colocaram nossas bagagens num veículo 4x4 com lugar para 6 passageiros e um motorista. Foi aí que conhecemos nossas duas novas amigas (Caroline e Ana). No final do primeiro dia, acontece a primeira situação chata. Nos levaram num hostel distante de tudo, com racionamento de energia, banheiros ruins, sem papel higiênico e que para tomar banho quente ou frio, teria que desembolsar uma taxa pequena. Por desaforo, cansaço e frio, eu não fui tomar banho. Até fui ver a tal da água quente, mas a coisa seria feia, pois estava uns -20ºC e o interior do hostel obviamente não tinha isolamento térmico. Então pela primeira vez na minha vida, passei frio a noite. E olha que eu estava com uma calça própria para o frio, casaco e meias (o que nunca usei!). Acordei umas 10 vezes por causa do maldito frio. A Cá e os outros também não conseguiram dormir. No dia seguinte, dormimos num hostel de sal em San Juan de Rosario, e novamente eu e mais dois tivemos que tomar banho frio. Os demais tiveram sorte, pois arrumaram o aquecedor e puderam tomar banho de 5 minutos quente, ou melhor, morno. E olha que tinha uma senhora que ficava te lembrando que seus 5 minutos acabaram. No terceiro dia, ficamos sabendo que tinham bloqueado há alguns dias a cidade de Uyuni. Para a reforma do novo terminal e outros interesses políticos, um grupo fechou as principais vias de acesso a Uyuni, não deixando ninguém passar, principalmente ônibus e caminhões de combustível. Para nós, Cá e eu, não havia muito com o que se preocupar, pois no final desse dia dormiríamos numa uma outra cidade, como planejado, e voltaríamos para San Pedro. Contudo, nossos 4 novos amigos estavam com problemas, pois todos planejavam ficar em Uyuni e de lá pegar um ônibus ou um voo para outras cidades. O que ocorre é que se você conseguir furar a barreira por alguns atalhos pelo deserto, você não consegue sair mais, pois não havia mais combustível na cidade, então nenhum veículos terrestre ou aéreo saia da cidades. Daí começou a bagunça, pois estávamos almoçando numa cidade perto e encontramos todos os outros grupos que estavam com o mesmo problema nosso. Ao invés dos guias Bolivianos conversarem e definirem para onde levariam os que não voltariam para San Pedro, deixaram as pessoas (turistas) negociarem. Já podem imaginar a zona! Algumas horas depois, finalmente resolveram e nossos quatro amigos forma para Oruru e depois definiriam o que fariam, pois era a cidade mais próxima com possibilidades de saída e com caixas eletrônicos. Pois é, ainda tinha essa questão dos Bolivianos, pois os quatro tinham levado o dinheiro contado. Quanto a nós, fomos vendidos para um outro guia por 30 dólares! Eu explico! Nosso guia nos mandou para um outro carro onde havia um casal que iria também voltar para San Pedro. Daí como os dois guias não fazem parte da mesma agência, o nosso pagou um taxinha para o outro nos levar no carro dele. Mas, no final tudo deu certo e acabamos conhecendo mais 4 pessoas legais no retorno para San Pedro.

Agora estamos indo para Cusco e Machu Picchu!