quarta-feira, 20 de maio de 2015

Volta ao Mundo Jul/14 - Croácia - Hvar

Saímos do porto de Split de onde sai o catamaran da Jadrolinija (6 dólares cada), em frente à estação de ônibus onde chegamos, às 16:30 e depois de 1 hora estávamos chegando na ilha de Hvar (a pronúncia correta é "ruar"). Novamente, escolhemos um hotel com bom custo-benefício e bem localizado, cerca de 500 metros do porto onde desembarcamos e 700 metros do centro. A quem interessar, o hotel é o Barko Rooms, ele possui quartos espaçosos, cozinha bem equipada, banheiro bem limpos e a dona é muito simpática, atenciosa e prestativa.
A ilha não é muito grande, seu centro histórico e a vista da avenida que acompanha o porto é bem bonita. Ela é bastante famosa pelas baladas durante a alta temporada (julho e agosto), mas como estávamos ainda em maio, a cidade estava tranquila. Confiram algumas fotos da cidade:


Água cristalina com tons de verde e azul

Cais, centro antigo e o castelo no alto da colina
Pequena ilha que em frente e bem ao fundo as ilhas famosas pelas suas praias
Rua estreita típica da parte antiga da cidade

Praça central da cidade

Os souvenirs mais famosos de Hvar à base de lavanda
Frente do castelo de Hvar

Visão panorâmica da cidade. Em especial, para as ilhas na parte superior da foto, às quais visitamos. Jerolim e Mlini da esquerda para direita.



Passamos um dia inteiro em Jerolim e adoramos! Pagamos 40 kunas cada pelo serviço de taxi boat que nos levou às 10:00 e nos trouxe de volta às 16:00. Uma outra alternativa é alugar um barco pelo dia todo pagando 400 kunas. E se você não tiver ideia de como se pilota, não se preocupe, pois eles te dão uma mini aula antes. Uma dica é nunca esquecer  de jogar a âncora alguns segundos antes de estacionar na plataforma e prender bem o barco nela.


Ao fundo está Hvar

Se quiser entrar no mar, e recomendável que utilize esses sapatos especiais, pois as praias não são de areia fina como as nossas.
No dia seguinte, utilizamos o mesmo serviço de taxi boat, porém agora para Zdrilca e Mlini nos mesmo horários e preços. As praias são também muito bonitas!

Praia de Zdrilca
Praia de Mlini




No último dia, resolvemos explorar a praia vizinha Hvar chamada Milna. Felizmente, a dona do hostel nos ofereceu gentilmente uma carona para irmos, e depois de 1,5 hora, voltarmos para o hotel.




Comidas típicas
Como a culinária Croata é bastante influenciada pela Italiana, experimentamos alguns pratos típicos Italianos.

Spaghetti a carbonara

Risotto de frutos do mar

Lula grelhada com um limão siciliano e molho tártaro

Este não é Italiano nem Croata! É uma invenção de um nipo-brasileiro! Fritei os cevapcis (rolinhos de carne de boi e cordeiro), batatas assadas com alecrim e salada com molho mostarda.

Agora, vamos dar um pulo na Bósnia e Herzegovina!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, antes de postar o comentário, preencha Nome/URL com o seu nome. Se não quiser se identificar, invente um nome. Muito obrigado!