sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Volta ao Mundo Jul/14 - Portugal - Porto

Em pouco menos de 1 hora pela TAP e Ryanair, chegamos em Porto. Isso mesmo, não conseguimos dois lugares no mesmo voo. Do aeroporto Francisco Sá Carneiro OPO, tomamos o metro, ou light train como estava escrito, em direção ao Estádio do Dragão (linha E), descemos na estação Trindade, pegamos um outro em direção à Santo Ovídio (linha D) e finalmente chegamos na estação Camara de Gaia. Debaixo de uma forte chuva chegamos ao apartamento cujo quarto alugamos pelo Airbnb. Não foi muito fácil de encontrar o endereço do apartamento, mas as pessoas para quem perguntamos foram muito solícitas. Também, dois japas falando em português... O policial até usou o Google Maps do seu celular para nos ajudar.
Planejamos ficar 7 dias em Porto por algumas razões: bom preço da diária (EUR 20,00), organizar os próximos passos da viagem num lugar onde os preços da alimentação não é muito caro, acesso à cozinha, sala, lavanderia do apartamento e dar uma pausa no roteiro corrido. Não estou reclamando de passear. Não é isso! O ponto é que como você quer conhecer muitas coisas em muitos lugares e tem um tempo bem definido e apertado para ficar em cada um dos lugares, você acaba dormindo mal e fica condicionado a realizar tudo o que tinha planejado, gerando stress e ansiedade por incrível que pareça. Quem duvida, está convidado a pesquisar sobre o tema. Em viagens de longa duração como esta, é importante diminuir o ritmo em alguns momentos. Achamos que dá para conhecer os principais atrativos da cidade em 2 ou 3 dias, dependendo da sua disposição e das suas pernas. Utilizamos 3 dias para conhecer: Braga, Guimarães e fazer o passeio pelo Vale Douro, enquanto que os demais foram dedicados à pesquisa do próximos destinos e a Porto.

Porto
Uma belíssima cidade com clima ótimo mesmo no verão (16º à 26ºC no período que estivemos) que possui monumentos históricos, museus, praças, passeios de barco, muitas vinícolas e um povo gentil para com os turistas, pelo menos conosco que falamos português.

Mapa da parte turística de Porto
Como ficamos próximo ao metro Camara de Gaia, um depois do General Torres do mapa acima, com disposição conseguimos fazer todos os passeios à pé. Os pontos turísticos que recomendamos são: passeio pela orla dos dois lados do rio Douro, Mosteiro da Serra do Mar, visita a Cave da vinícola Taylor, ponte de D. Luis I, Catedral da Sé, estação São Bento e a livraria Lello. Destaque para os azulejos da estação São Bento, a degustação de vinhos do Porto na Taylor e as belas imagens da cidade na visão da orla. Recomendamos também um passeio de bondinho!
Se não quiser visitar pontos turísticos, apenas ande pela área central de Porto, pare num café para degustar um café, ou apenas caminhe e aprecie as ruas e arquitetura charmosas da cidade. Realmente gostamos muito desta cidade! Se eu tivesse que escolher um lugar para passar a minha vida pós aposentadoria, com certeza seria esta a cidade!

A principal entrada da estação São Bento decorada

área de degustação e bar da Taylor´s Cave
 As fotos abaixo não precisam ser explicadas!

Braga
Essa é uma das mais antigas cidade de Portugal e famosa pela sua Igreja do Bom Jesus do Monte. Ela fica a uma hora de trem de Porto e para adquirir as passagens, basta utilizar uma dos terminais disponíveis na estação São Bento por cerca de 6,40 euros (ida e volta). Para visitar a igreja, basta pegar o ônibus nº 2 no ponto da rua florida próximo ao centro de informações de turismo.

terminal de compra de passagens regionais e urbanas
A igreja do Bom Jesus e sua escadaria imensa
Guimarães
Esta é a mais antiga cidade de Portugal! Ela é famosa por ter originado o nome do país e pelo Castelo de Guimarães. Basta pouco mais de uma hora de Porto para chegar até lá. As passagens podem ser obtidas na estação São Bento também com um preço ligeiramente maior do que as para Braga.

Castelo de Guimarães

Vale Douro
Existem vários tours oferecidos, de 1 dia ou mais dias, partindo de Porto de barco ou trem, seguindo Régua-Pinhão ou Régua, descendo em Régua, etc. O que decidimos fazer foi ir até a estação Régua (cidade Peso da Régua), tomar o barco lá, descer em Pinhão e tomar o trem de volta para Porto. Fizemos por conta própria e economizamos aproximadamente 30 euros por pessoa. Mas achamos que da próxima vez, alugaremos um carro numa época de baixa temporada e passaremos uns 4 dias visitando as cidades ao longo do Douro. Assim será possível admirar toda a beleza do Vale Douro e sem pressa.

Pratos Portugueses
Adoramos todos os pratos elaborados com bacalhau, mas o melhor foi do restaurante Coma. Não é muito barato, mas é excelente!

Bacalhau ao forno! Melhor que comi na vida!
Claro que provei os famosos "bolinhos de bacalhau" também, mas foi num outro local que não me lembro o nome. Aqui em Portugal, o nome é pastéis de bacalhau!

E não poderia deixar de saborear os pastéis de nata. Só em Lisboa é que chamam de Pastel de Belém.

Não experimentamos o prato típico da cidade do Porto, a francesinha, pois achamos a combinação um pouco carregada.
Como não poderia faltar, experimentamos 3 vinhos na Taylor´s Cave: Porto White Wine, LBV (Late Bottled Vintage) e Porto Tawny 10 anos. São excelentes para aperitivo ou sobremesa, especialmente o Tawny. Aliás, ao visitar Porto, é altamente recomendável que se visite um vinícola de vinho do Porto para conhecer todo o processo e entender a porque os vinho do Porto são únicos.

Da esquerda para direita: Tawny e LBV
 Amanhã iremos para Lisboa!