segunda-feira, 8 de junho de 2015

Volta ao Mundo Jul/14 - Grécia - Atenas

Desde de criança sempre tive vontade de conhecer 3 cidades: Paris, Tóquio e Atenas. Uma vez que já conheço as duas primeiras, imaginem minha ansiedade de chegar logo em Atenas. Nosso trem saiu de Kalambaka às 5:42 da manhã, trocamos de trem em Palaeofarsalos e chegamos em Atenas às 10:50. Escolhemos ir de trem, pois além de mais barato é bem seguro e rápido. Pagamos 14 euros  cada comprando pelo site oficial de trens da Grécia Train OSE. O detalhe é que no guichê a mesma passagem custava 18 euros, enquanto que a de ônibus 29 euros. Aqui cabe uma explicação do que achamos que acontece com as passagens de ônibus. Vimos que a maioria que utiliza ônibus é turista e não há uma tabela com valores na estação, então achamos que que ele "enfiam a faca" nos turistas mesmo. Desta vez, nosso hotel ficava bem longe da estação de trem (Larissa Station ou Stathmos Larisis em grego), cerca de 8 km. Mas, tomando o metrô até próximo da Acropole, e em seguida, um bondinho (tram) não tivemos dificuldade. Os bilhetes de tram, metrô e ônibus são integrados e existem vários tipos. Compramos o unitário de 70 minutos (1,20 euros) que permite que se use várias conduções num intervalo de 70 minutos. Existe uma outra opção de 4 euros que pode ser utilizado por 24 horas.

Interior do trem, este bem confortável e rápido

Mas feio por fora.

Estação Larissa de Atenas
Os trams modernos de Atenas
Atenas é uma cosmopolita cidade cercada por montanhas, com saída para mar e que não deixa algo a desejar para nenhuma capital do mundo. A parte moderna é similar a de uma típica cidade Europeia, mas a área mais antiga, ao redor da Acrópole, tem uma atmosfera única com muitas áreas arborizadas, ruas estreitas repletas de casas típicas e muitas ruínas antigas. Como a cidade é repleta de história, decidimos fazer um free walking tour para conhecermos um pouco mais da história da cidade e podermos definir os pontos turísticos que achamos mais interessantes para visitarmos posteriormente.

Algumas ruelas ao redor da Acrópoles
Uma rua de comércio próximo da Acrópoles
Ruínas da Agora Romana



Acrópole
Assim, depois do walking tour de 3,5 horas, optamos pelos museus: da Acrópole (5 euros) e Arqueológico Nacional (7 euros), e pelas atrações turísticas: Acrópole, Praça de Monastiraki, Biblioteca de Adriano, Ágora Romana, Templo de Zeus, Karameikos, Teatro de Dionísio. Para visitar esses 7 pontos turísticos compramos o ticket combinado de 12 euros que vale por 4 dias e dá direito a visitar todas essas atrações citadas. Compramos no guichê de entrada da Acrópoles, mas ele pode ser comprado nas entradas de outras pontos turísticos.

Museu da Acrópole



Teatro de Dionísio
Templo de Atenas
Parthenon



Templo de Hefesto
Museu da Agora


Museu Arqueológico Nacional



Falando novamente da crise que a Grécia está vivendo, não posso deixar de escrever o que verificamos especialmente em Atenas. Os preços de várias acomodações, restaurantes voltados para os turistas, passagens de ônibus turísticos e entrada de alguns pontos turísticos estão muito altos. Sei que estão precisando de ajuda, mas desse jeito é sacanagem. Então, as dicas para se economizar dinheiro são as mesmas para cidades extremamente turísticas: almoçar em restaurantes onde locais vão, preferir trens e ônibus convencionais ao invés de turísticos, barganhar sempre os preços dos pacotes turísticos e escolher acomodações razoavelmente distante do centro turístico.
Deixando um pouco de lado esse inconvenientes, os Gregos em geral são muito simpáticos, receptivos e Atenas é uma cidade interessante com uma história incrível. Se no futuro tivermos a oportunidade, certamente voltaremos!


Pratos típicos
Mousaka - fatia de beringela sob carne de cordeiro moída com tomate e coberto por um molho branco gratinado

Essa versão não é a mais bonita, mas com certeza é a com melhor sabor que provei em toda a estadia na Grécia.

Sautzoukakia Politika - bolinhos de carne com molho à base de tomate, cebolas e cominho.



E vamos seguir viagem rumo às famosas ilhas Gregas de Milos e Santorini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, antes de postar o comentário, preencha Nome/URL com o seu nome. Se não quiser se identificar, invente um nome. Muito obrigado!