quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Europa Fev/12 - Parte 4 - Alemanha

Dentre todas as cidades do mundo que mais gostaria de conhecer as que se destacam são: Paris, Londres, Tóquio, Roma e Berlim. Após conhecer Paris e Londres, agora chegou a vez de conhecer Berlim. Partimos muito cedo da estação central de Amsterdam com destino à Berlim. Tivemos a primeira e inesquecível experiência com os trens da DB-Deutsche Bahn, pois eles são muito confortáveis, não atrasam e os lugares aparecem com a sua reserva. Chegando na estação central de Berlim, apanhamos um pouco para entender, comprar os bilhetes e achar as plataformas do S-Bahn.  Validamos os bilhete e pegamos o S5 até a estação Alexander Platz. Andamos uns 15 minutos e fizemos nosso check in no hotel Ibis.

A Camila e eu no trem da DB - Deutsche Bahn
Berlim
Berlim é um cidade cosmopolita, assim como Paris, Londres e Amsterdã. A primeira diferença que notamos quando chegamos, além da língua é claro, foi o sistema de transporte de trens metropolitanos. Além dos trams (bondinhos), existem o S-Bahn e o U-Bahn que consistem teoricamente nos metrôs de superfície e subterrâneos, respectivamente. Usei a palavra "teoricamente", porque não conseguimos aplicar essa regra. Verificamos que mesmo o S-Bahn tem várias partes subterrâneas e o U- Bahn, partes de superfície. Contudo, você não precisa se preocupar com isso, pois eles são bem sinalizados e as estações são próximas em geral.
Ficamos 5 dias em Berlim e visitamos várias atrações turísticas que apresentaremos abaixo.

Portão de Brandemburgo
O portal encomendado pelo Rei Frederico Guilherme II da Prússia como um sinal de guerra e construído entre 1788 e 1791 é de fácil acesso pelas estações de U-Bahn Friedrichstrasse station e U Franzosische Str Station.



Palácio do Reichstag
É o palácio onde fica o Parlamento Alemão. Para visitá-lo, é necessário fazer uma reserva com hora marcada pelo site , com no mínimo de 2 dias de antecedência. Para chegar lá é só descer no U-Bahn Bundestag.

A frente do Parlamento

Subindo para o terraço pela cúpula impressionante de vidro

Mapa indicando a antiga divisão das Alemanhas

Lembrança do muro de Berlim próximo ao Parlamento Alemão
Postdamer Platz
Próximo do U-Bahn de mesmo nome, essa região se destaca pela arquitetura de seus edifícios e outras construções. Existem muitas lojas, alguns cinemas e vários bons restaurantes também.

Alexander Platz
É uma praça bem turística e movimentado com várias lojas e restaurantes, aonde se destacam um enorme relógio com as horas em diversos países do mundo e uma torre de TV bem alta.

Vestígios do Muro de Berlim



Protesto contra Wall Street
Memorial aos Judeus Mortos na Europa
Vale a pena uma visita, pois é importante tomar ou aprofundar o conhecimento desta tragédia que ocorreu. Acesso pelos U-bahn Postdamer Platz ou U Mohenstr.





Check Point Charlie
Nome que os Aliados deram um posto militar entre as Alemanhas. Existem alguns museus pequenos ao redor, mas não achamos muito interessantes e resolvemos não visitar, mas fica a dica.


Ilha dos Museus
É uma literalmente um ilha onde se encontram 5 excelentes museus: Altes Museum, Neues Museum, Alte Nationalgalerie, Bode Museum, Pergamon Museum e a Catedral de Berlim. É de fácil acesso pelas estações de tram Georgestr./Am Kupfergraben e Am Kupfergraben.

Alte Nationalgalerie

Altes Museum

Catedral de Berlim (Berliner Dom)

Dentro do Pergamon Museum

Outro ângulo

Comidas Típicas
A primeira coisa que fizemos depois de deixar as bagagens no hotel foi procurar um restaurante típico para jantarmos. Sempre fui fã de joelho de porco, ou Eisbein (siginifca 1 perna) como os descendentes de alemães no Brasil o chamam. Mas na Alemanhã, principalmente na Baviera, região onde o prato é mais conhecido, o nome correto utilizado é schweinshaxe ou knuckle of pork em inglês.
Este joelho de porco é cozido, mas existem versões assadas no forno

As famosas salsichas alemãs variadas.

Lombo de porco assado

O famoso curry wurst

Apfelstrudel

Prost! Cervejas alemãs Munich Helles e Bock

Agora, está na hora de irmos para Praga na República Tcheca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, antes de postar o comentário, preencha Nome/URL com o seu nome. Se não quiser se identificar, invente um nome. Muito obrigado!